quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os apóstolos são perseguidos


Então o Grande Sacerdote e todos os seus companheiros, que eram do partido dos saduceus, ficaram com inveja dos apóstolos e resolveram agir. Prenderam os apóstolos e os colocaram na cadia pública. Mas naquela noite um anjo do Senhor abriu as portas da cadeia, levou os apóstolos para fora e disse:
-Vão ao Templo e contem ao povo tudo a respeito desta nova vida.
Os apóstolos obedeceram e no dia seguinte, bem cedo, entraram no pátio do Templo e começaram a ensinar.
O Grande Sacerdote e os seus companheiros chamaram os líderes do povo para uma reunião do Conselho Superior. Depois mandaram alguns guardas do Templo buscar Pedro e João na cadeia. Porém, quando os guardas chegaram lá, não encontraram os apóstolos. Então voltaram ao lugar onde o Conselho estava reunido e disseram:
-Fomos lá e encontramos a cadeia bem fechada, e os guardas vigiando as portas. Mas, quando abrimos, não achamos ninguém dentro.
Quando os chefes dos sacerdotes e os chefe da guarda do Templo ouviram isso, ficaram sem saber o que pensar sobre o que havia acontecido com os apóstolos. Nesse momento chegou alguém, dizendo:
-Escutem! Os homens que vocês prenderam estão lá no pátio do Templo ensinando o povo!
Então o chefe da guarda do Templo e os seus homens saíram e trouxeram os dois apóstolos. Não os maltrataram porque tinham medo de serem apredrejados pelo povo. Depois puseram os apóstolos em frente do Conselho, e o Grande Sacerdote disse:
-Nós ordenamos que vocês não ensinassem de jeito nenhum em nome daquele homem. E vejam o que vocês fizeram! Espalharam esse ensino por toda a cidade de Jerusalém e ainda querem nos culpar pela morte dele!
Então Pedro e os outros apóstolos responderam:
-Devemos obedecer a Deus e não às pessoas. O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus depois que os senhores o crucificaram. Mas Deus o colocou à sua direita como Líder e Salvador, para dar ao povo de Israel oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos seus pecados. Nós somos testemunhas de tudo isso - nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.
Quando os membros do Conselho ouviram isso, ficaram com tanta raiva, que resolveram matá-los. Mas levantou-se um deles, um fariseu chamado Gamaliel, professor da Lei e respeitado por todos. Mandou que levassem os apóstolos para fora, por um pouco de tempo, e disse ao Conselho:
-Homens de Israel, cuidado com o que vão fazer a estes dois. Há pouco tempo apareceu um homem chamado Teudas, que dizia que era muito importante e que com isso conseguiu reunir quatrocentos homens. Mas foi morto, todos os seus seguidores se espalharam e a revolta dele fracassou. Depois disso apareceu Judas, o Galileu, na época do recenseamento. Também conseguiu levar muita gente consigo, mas foi morto, e todos os seus seguidores foram espalhados. Portanto, não façam nada agora contra estes dois homens. Deixem que vão embora porque, se este plano ou este trabalho vem de seres humanos, desaparecerá. Mas, se vem de Deus, vocês não poderão destruí-lo, pois neste caso estariam lutando contra Deus!
E o Conselho aceitou a opinião de Gamaliel. Então chamaram os apóstolos e, depois de chicoteá-los, mandaram que nunca mais falassem em nome de Jesus. Depois os soltaram. Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes porque Deus os havia achado dígnos de sofrer insultos por causa do nome de Jesus. E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, continuavam a ensinar e a anunciar a Boa-Notícia a respeito de Jesus, o Messias.
Atos ( 5.17-42 )
**********************************
Temos aqui, um bom exemplo de persistência, fidelidade e gratidão a Deus. Mesmo depois de chicoteados e humilhados, Pedro, João e os demais apóstolos, sentiram alegria por serem insultados em nome de Jesus. Todos aqueles que optaram por viver de acordo com os Ensinamentos de Jesus, passam por constantes provações, perseguições e humilhações e ainda hoje, não é muito diferente. Falar de Deus para algumas pessoas, é como ofensa ou insulto e logo todos se afastam como se sofréssemos de qualquer doença contagiosa. Ainda bem que, com o tempo, ganhamos liberdade de expressão, porque do contrário seríamos chicoteados e jogados vivos na fogueira. Contudo, devemos nos alegrar, porque somos protegidos por Deus e estamos sendo direcionados por ele, de acordo com a bondade de nossos corações. A maldade humana, é o sempre o motivo de nossas tristezas, mas Deus é justo e continuará a confortar nossos corações e a iluminar nossos caminhos.
Tenham muito mais fé, naquilo que não podem ver nem tocar, pois Deus, está sempre se manifestando naquilo que sentimos.
Que sejamos gratos pelos nossos sentimentos, pois são através deles, que Deus nos aproxima da verdade!!!  



5 comentários:

  1. É verdade, querida amiga,não é fácil ter fé nem manifestar nossos sentimentos acerca de Deus, mas uma coisa temos certeza: Ele é o Senhor e está sempre conosco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. PREZADA VALÉRIA, QUERO AGRADECER TUAS VISITAS AO VOZES DE MINHA ALMA, E DE CORAÇÃO PRESTAR MINHA REVERÊNCIA À TUA NOBRE PESSOA.
    NÃO MEREÇO TAMANHAS PALAVRAS ELOGIOSAS, MAS AS RECEBO COM CARINHO E AGRADEÇO.
    E QUERO AGRADECER PRINCIPALMENTE PELA TUA EXISTÊNCIA, POIS QUE TU FAZ DELA UMA FERRAMENTA PARA SEMEAR O AMOR DO DEUS CLEMENTE E MISERICORDIOSO, INDEPENDENTE DE CREDOS E CONFISSÕES RELIGIOSAS. COMO DISSE PARA UMA OUTRA AMIGA BLOGUEIRA, O MAIS IMPORTANTE PARA MIM E CREIO QUE PARA MUITOS, É ESSE BEM MAIOR QUE TU COM TANTO CARINHO ESPALHA: O AMOR UNIVERSAL QUE NA PESSOA DO CRISTO, NOS COBRE A TODOS COM SUAS MÃOS...
    COMO DISSE ELE CERTA VEZ AO CONTEMPLAR A CIDADE AMADA: "JERUSALÉM, JERUSALÉM, QUANTAS VEZES QUIS TE ACOLHER DEBAIXO DE MINHAS ASAS, ASSIM COMO A GALINHA ACOLHE SEUS PINTINHOS, E TU NÃO QUISESTE"
    MAS ENTÃO MINHA PREZADA, NÃO FAÇAMOS COMO A JERUSALÉM DE OUTRORA QUE RECUSOU AQUELE AMOR TÃO PURO E SUBLIME, MAS ABRACEMOS O AMOR QUE TU SEMEIA EM NOME DELE, E SIGAMOS PELA TRILHA DO BEM.
    UM BEIJO AMIGA, UM ABRAÇO, ATÉ A PRÓXIMA.

    ResponderExcluir
  3. "Tenham muito mais fé, naquilo que não podem ver nem tocar, pois Deus, está sempre se manifestando naquilo que sentimos..."
    Um bom conselho a seguir.
    Gostei do texto
    Um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Um texto riquissimo em verdade e ensinamento.
    Sigamos o SEU caminho e alcançaremos o Reino de DEUS.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  5. Linda e querida amiga,
    Li seu texto, senti, e absorvi...
    Deus a abençoe sempre!
    E de coração lhe agradeço por seu carinho...
    Deixo a ti um carinhoso abraço... Bjsss

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".