sexta-feira, 4 de junho de 2010

Daniel na cova dos leões


      Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram:
     -Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz também que quem desobedecer será jogado na cova dos leões, não é verdade?
      O rei respondeu:
     -É verdade, e a ordem deve ser obedecida. De acordo com a lei dos medos e dos persas, ela não pode ser anulada.
      Aí eles disseram ao rei:
     -Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.
      Ao ouvir isso, o rei ficou muito triste e resolveu salvar Daniel. Até o pôr-do-sol daquele dia ele fez tudo o que pôde para salvá-lo. Os inimigos de Daniel foram falar de novo com o rei e disseram:
     -O senhor sabe muito bem que, de acordo com a lei dos medos e dos persas, nenhuma ordem ou lei assinada pelo rei pode ser anulada.
      Então o rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel:
     -Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.
      Trouxeram uma pedra e com ela taparam a boca da cova. O rei selou a pedra com seu próprio anel e com o anel das altas autoridades do reino, para que, mesmo no caso de Daniel, a lei fosse cumprida ao pé da letra. O rei voltou para o palácio, mas não comeu nada nem se divertiu como de costume. E naquela noite não pôde dormir.
      De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse:
     -Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?
      Daniel respondeu:
     -Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu anjo, e este fechou a boca dos leões, para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.
      O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus. Em seguida o rei mandou que trouxessem os homens que haviam acusado Daniel. Todos eles, junto com as suas mulheres e os seus filhos, foram jogados na cova. E, antes mesmo de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e os despedaçaram.
      Então o rei Dario escreveu uma carta para os povos de todas as nações, raças e línguas do mundo. A carta dizia o seguinte:
      "Felicidade e paz para todos! Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora.
      Pois ele é o Deus vivo,
      que vive para sempre.
      O seu reino nunca será destruído;
      o seu poder nunca terá fim.
      Ele socorre e salva;
      no céu e na terra ele faz milagres
      e maravilhas.
      Foi ele quem salvou Daniel,
livrando-o das garras dos leões."
      E Daniel continuou a ser uma alta autoridade no governa durante o reinado de Dario e depois durante o reinado de Ciro, da Pérsia.
Daniel ( 6. 11-28 )
************************************
Eis o mal da inveja e da cobiça. Ainda que Daniel tivesse asas, não seria deixado em paz, devido ao seu prestígio junto ao rei Dario. Ninguém aceitava o fato dele ser o melhor, então decidiram eliminá-lo. Em nossas vidas profissionais, corremos esse risco diariamente. Eu mesma, certa vez, perdi o emprego porque conquistei a admiração do diretor da empresa. A situação não foi diferente desta, em que Daniel conquistou o apreço do rei, através do trabalho e honestidade. A maldade dos inimigos de Daniel, fica bem clara no versículo cinco deste mesmo capítulo.
Que Deus, com o seu amor, lave a maldade do coração dos homens, para que possam conquistar seus espaços sem a necessidade de atropelar o seu semelhante!!!  



5 comentários:

  1. Valéria
    Um beijinho

    Dia da Criança.


    Deveria ser só para que as crianças nesse dia tivessem um dia totalmente de dicado a brincadeiras e divertimemtos.
    Mas...Esse dia é para RELEMBRAR os direitos das crianças e alertar para o que o mundo faz às nossas crianças...

    Eu não me canso de escrever e gritar esta desigualdade...
    Pouco ou nada se consegue..
    Mas pelo menos espero que se pense no assunto...

    Esta desigualdade dói
    muito...


    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Valéria de novo usada pelo Soberano, fala com autoridade de filha do Altíssimo!
    Parabéns minha estimada amiga, por esse dom maravilhoso.
    Bjs em teu coração, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma maravilha de texto biblico.
    Como é gratificante passar por aqui e ler estas passagens sempre actuais...tal como diz o ser humano faz destas coisas...por inveja, ciúme, maldade.
    Por estes acontecimentos...não consigo olhar o meu próximo e vê-lo como se tivesse Cristo dentro dele...Cristo não é assim...acho que a grande maioria tem é o demo dentro dele...não deixam o Cristo crescer neles próprios e só o mal se manifesta.
    Oremos por todos nós... que bem precisamos de nos Cristianizarmos.
    Bjs.e forte abraço
    Mer e família

    ResponderExcluir
  4. Valéria, deixa eu te falar uma coisa, e creio que voce sabe bem.
    A alma, tem sede. Sede do espiritual, de preencher lacunas que bens materiais não suprem, mas que a fé, quando bem canalizada, e quando esta espiritualidade é edificante, quando esta vem com propostas de fortalecer a auto estima, o amor, e as boas virtudes, então sinto que nos ermanamos em torno de uma só banquete. E nesse banquete, participam o Amor, a Amizade, a Fraternidade, a Caridade, e o Bem Querer, desprovidos de qualquer interesse, que não sejam esses que relatei.
    Quero aplaudi-la, pois embora não professe nenhuma religião, quero comungar com teus ideais de nobreza.
    Continue sempre assim, pois acredito que boas sementes voce estará lançando na vida de muitos que por aqui passam. (sou um deles, viu?)
    Um abraço fraternal, minha estima, e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Saudações...Quero eu falar de ti, não posso, só sei falar; mal e pouco de mim! De ti lerei o impreciso e o preciso, atendo tuas convocações e refrigero minha alma, voltarei dentro em breve!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".