quarta-feira, 3 de março de 2010

O verdadeiro jejum

x
O povo pergunta a Deus:
"Que adianta jejuar, se tu nem notas?
Por que passar fome,
se não te importas com isso?"
O Deus Eterno responde:
"A verdade é que nos dias de jejum
vocês cuidam
dos seus negócios
e exploram os seus empregados.
Vocês passam os dias de jejum
discutindo e brigando
e chegam até a bater uns nos outros.
Será que vocês pensam que,
quando jejuam assim,
eu vou ouvir as suas orações?
O que é que eu quero que vocês
façam nos dias de jejum?
Será que desejo que passem fome,
que se curvem como um bambu,
que vistam sacos de pano grosseiro
e se deitem em cima de cinzas?
É isso o que vocês chamam de jejum?
Acham que um dia de jejum
assim me agrada?
Não, não é esse
o jejum que eu quero.
Eu quero que soltem aqueles
que foram presos injustamente,
que tirem de cima deles
o peso que os faz sofrer,
que ponham em liberdade
os que estão sendo oprimidos,
que acabem
com todo tipo de escravidão.
O jejum que me agrada
é que vocês repartam
a sua comida com os famintos,
que recebam em casa os pobres
que estão desabrigados,
que dêem roupas aos que não têm
e que nunca deixem de socorrer
os seus parentes.
                         Isaías ( 58.3-7 )

                                                         *****************************

Podemos fazer a vontade de Deus, vivendo nossas vidas naturalmente, sem nenhum esforço ou sacrifício. Passamos a vida preocupados com o castigo de Deus, sem nunca encontrar tempo para agrada-lo. Só sabemos pedir e reclamar o tempo inteiro, como se Deus fosse o Aladim da lâmpada mágica. E, se por acaso, decidimos jejuar, jejuamos como se fosse uma obrigação dada por Deus. Deus não obriga ninguém a nada, aliás, deu-nos o direito ao livre-arbítrio.
Se pararmos para pensar, compreenderemos que agradar a Deus, é servir ao próximo e servindo ao próximo, estamos tornando o nosso mundo melhor ou, menos miserável. Com isso, não estaremos prestando favor nenhum a Deus, mas uns aos outros. O que Deus pretende é, tão somente, fazer com que vivamos uns pelos outros. É arrancar a erva daninha de nossos corações. Só assim, poderemos experimentar do verdadeiro amor, o amor incondicional.
E então, o que tem feito para agradar a Deus?

Um comentário:

  1. Eu tento fazer tudo para não magoar os outros será que isso agrada a Deus?
    um abraço
    tulipa

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".