quarta-feira, 17 de março de 2010

Jesus lava os pés dos discípulos

Faltava só um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre amou os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.
Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a idéia de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia, ainda, que tinha vindo de Deus e ia para Deus. Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxuga-los com a toalha. Quando chegou perto de Simão Pedro, este perguntou:
_O senhor vai lavar os meus pés?
_Você agora não entende o que estou fazendo, mas vai entender mais tarde! _respondeu Jesus.
_O senhor nunca lavará os meus pés! _disse Pedro.
_Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! _respondeu Jesus.
_Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a cabeça! _pediu Simão Pedro.
Aí Jesus disse:
_Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um.
Jesus sabia quem era o traidor.  Foi por isso que disse: "Todos menos um."
Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus tornou a vestir a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou:
_Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de "Mestre" e de "Senhor" e têm razão, pois eu sou mesmo. Sou o Senhor e o Mestre e lavei os pés de vocês. Por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros porque dei o exemplo para que façam o que eu fiz. Eu afirmo que o empregado não é superior ao patrão nem o mensageiro é mais importante do que aquele que o enviou. Agora vocês conhecem esta verdade e, se a praticarem, serão felizes.
_Não estou falando de todos vocês, pois conheço aqueles que escolhi. Porque tem de acontecer o que as Escrituras Sagradas dizem: "Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim". Digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que "Eu Sou Quem Sou". Eu afirmo que quem receber aquele que eu envio estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
João ( 13.1-20 )
**********************************************************************************

Este, foi o gesto de maior humildade, para quem o compreendeu. Jesus, o ser mais importante de todos os tempos, fez o que a humanidade julga humilhação. Em momento algum se comportou com arrogância e presunção, praticando o que é direito e nos deixou como exemplos, formas de tratamento.
Ao contrário do que foi ensinado por Jesus, a humanidade desenvolveu a hierarquia e de forma equivocada, ensinou que aqui valemos o quanto pesamos. Não existe amor pelo próximo, mas a corrida desenfreiada pela poder e valores materiais. Não existe união, a não ser em casos isolados, mais eis que a união devia ser por um todo. Parece que esquecemos de todo o sacrifício e dor vividos pelo Filho de Deus, para nos orientar sobre os caminhos da salvação. Parece que Deus precisa de nós e não nós dele.
O tempo está se estreitando a cada dia, e ainda não tomamos o devido juízo. Deus tem tido muita paciência conosco, mas está se aproximando a hora do julgamento.
Devemos nos unir, pois unidos, não haverá o perigo do esquecimento das nossas obrigações. Juntos, podemos nos aconselhar e com amor e humildade, orientar os que estão totalmente cegos e distantes da presença de Deus.
Que amemos uns aos outros, como a nós mesmos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".