domingo, 14 de março de 2010

Jesus, os fariseus e os professores da Lei

       Quando Jesus terminou de falar, um fariseu o convidou para comer na casa dele. Jesus foi e sentou-se à mesa. O fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado antes de comer. Então o Senhor Jesus disse:
      _Vocês, fariseus, lavam o corpo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de violência e de maldade. Seus tolos! Quem fez o lado de fora não é o mesmo que fez o lado de dentro? Portanto, dêem aos pobres o que há nos seus copos e pratos, e assim tudo será limpo para vocês.
      _Ai de vocês, fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas desprezam a justiça e o amor a Deus. Vocês deviam fazer aquelas coisas sem desprezar estas.
      _Ai de vocês, fariseus! Pois gostam demais dos lugares de honra nas casas de oração e de serem cumprimentados com respeito nas praças públicas.
      _Ai de vocês! Pois são como túmulos que não aparecem, túmulos que as pessoas pisam sem saber.
      Então um professor da Lei disse a Jesus:
      _Mestre, falando assim, o senhor está nos ofendendo também.
      Jesus respondeu:
      _Ai de vocês também, professores da Lei! Porque põem fardos tão pesados nas costas dos outros, que eles quase não podem agüentar. Mas vocês mesmos, nem ao menos com um dedo, os ajudam a carregar esses fardos. Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês constroem os túmulos deles. Por isso Deus na sua sabedoria disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Santo Lugar. Sim, eu afirmo que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
     _Ai de vocês, professores da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram nem deixam que os outros entrem.
                                                                                             Lucas ( 11.37-52 )

                                                       **************************

Eu nem preciso comentar que Jesus Cristo, não fazia acepção de pessoas. Jesus combateu a todos que massacravam os pobres, combateu a todos que ostentavam suas riquezas. Todos que buscavam a ajuda de Jesus, acabavam obtendo uma grande lição e transformando suas vidas. Ele jamais abaixou sua cabeça para os professores da Lei, consentindo que enganassem o povo. Também não há registro bíblico de que Jesus, alguma vez, tenha se reunido com os poderosos, para estudar maneiras de explorar os pobres. Tão sábio senhor, sempre esteve do lado dos fracos e necessitados, ensinando boas maneiras e a importância de se tratarem com amor e respeito. Se existe algum mal em tais ensinamentos, honestamente, eu ficaria sem entender o que é correto para a humanidade. Jesus de Nazaré, foi o mais sábio ser entre os homens, e no entanto, o mais humilde e grato da história do planeta. São os exemplos desse ser que pretendo seguir em minha vida. E você?

Um comentário:

  1. Bem procuro seguir...mas por isso mesmo sofro muito. Sofro por ver o que fazemos ao contrário dos seus mandamentos/ideais... ordens, se assim se pode mesmo dizer/chamar.
    Sofro, porque calculo o que ELE sofre, ao ver tanto mal instalado neste Mundo Terreno.
    ...E era tão simples, para tudo mudar...bastava cumprirmos a Oração do Pai-Nosso.
    Abraço
    Mer

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".