sábado, 27 de março de 2010

Dominar a língua

O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uvas dar figos? Assim, também uma fonte de água salgada não pode dar água doce.
                                              Tiago ( 3.7-12 )
**********************************************************************************
Por isso é que digo que mais vale uma boca fechada, do que a dizer tolices. Muitas vezes, dizemos palavras impensadas às pessoas que menos merecem. Quando paramos para analisar o tamanho do estrago, é que nos damos conta de quão cruéis somos. Existe uma infinidade de situações desagradáveis que podemos evitar com o silêncio. Mas, não pense que ao ficar em silêncio, estará perdendo alguma coisa, pois o silêncio está ligado a sabedoria. Mais se aprende com os ouvidos do que com a língua.
Por isso, procuremos ouvir mais do que falar. Quando falarmos que seja com humildade e delicadeza. Quando alguém nos falar, devemos ouvir com atenção e respeito. Se assim fizermos, nossas visões vão poder iluminar nossos pensamentos, nos fazendo entender que a tudo podemos transformar.

3 comentários:

  1. A palavra é prata o silencio é ouro. Temos dois ouvidos e apenas uma boca...
    então realmente o silêcio, vale ouro muitas vezes.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  2. Amiga nós temos muito em comun, sabe eu peço a Deus que nossas semteninha germinem, nem que seja algumas já me sentiria feliz, sabe.Um lindo domingo, e em minha meditação de amnhã enviarei vibrações para ti, pq sinto seu coração em cada post, muito obrigada.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".