quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A caridade

-Cuidado! Não pratiquem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês os praticarem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai que está no céu.
-Quando você der alguma coisa a um necessitado, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas casas de oração e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados. Lembrem-se disto; eles já receberam toda a recompensa. Mas você, quando ajudar algum necessitado, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo saiba o que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Mateus (6.1-4)
*********************************
Queridos amigos, existe em nós, seres humanos, incontáveis defeitos, mas o ego inflado é o pior deles. Impulsionados pelo ego, cometemos faltas incorrigíveis, magoamos as pessoas e nos tornamos incovenientes. As pessoas que admitem serem arrastadas pelo ego, são as mesmas que passam a vida inteira frustradas por ouvirem algumas negativas. A maior característica de um egocêntrico é que ele nunca está disposto a ajudar, apenas alimenta a vaidade de falar de si o tempo todo sem demonstrar qualquer tipo de interesse pelo próximo.
Em época de eleição, os candidatos são os que mais praticam caridade e mesmo nós, intimamente, nunca deixamos de esperar por um certo reconhecimento, pois muitos de nós, gostamos de ser vistos como bons, belevolentes. Hoje em dia, o mundo inteiro esconde-se atrás de caridade para encobrir suas falhas de caráter. O lobo está sempre em sua pele de cordeiro, mas peca com a sua língua grande que trabalha em função de sua vaidade desmedida.
Que entendamos que a caridade perde seu valor, quando seguida de divulgação, que a bondade não está presente quando nos envaidecemos com os nossos atos!


5 comentários:

  1. Minha amiga Valéria, voce tocou na ferida de muitos que falam, que dizem que amam, que fazem a vontade de Deus, pregam, falam de Jesus, falam do amor de Deus, mas também se deixam contaminar pelas línguas ferinas que estão aí apenas no intuito de corromper, de criticar, de acusar e de condenar ao fogo do inferno, um suposto desafeto.
    Como já disse num post anterior, tais pessoas não dão a mínima chance de o outro se defender daquilo que lhe acusam.
    Isso é muito grave diante de Deus, pois que Ele, abomina o falso testemunho!!
    Quantas pessoas que eram boas de coração e são levadas pelas malediscências de corações arruinados e maldosos!!
    Fujamos pois, como dizes tu, do lobo, que fala,fala,fala, mas não pratica a misericórdia que é o Dom de Deus.
    Muito reflexivo teu post e muito verdadeiro.
    Um abraço afetuoso, bjs em teu coração.

    ResponderExcluir
  2. A caridade provém do amor ao próximo. Se você não ama de verdade não pratica a caridade.Somos realmente caridosos quando damos aquilo que precisam mais do que nós.
    Belíssima reflexão!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. "Façamos o Bem e não olhemos a quem...Que a nossa mão direita não veja o que a esquerda dá..."
    É esta a vontade de Deus. E é assim que devemos fazer.

    ResponderExcluir
  4. Assim deve ser...cumprir a vontade de Deus.
    ...Mas, há quem copie o "outro/s" e se souber que o "outro" deu...por vezes não quer ficar atrás...então nessa/s altura/s entendo ser mais conveniente incentivar a partilha.
    Na minha forma de sentir...o que interessa é que quem precise de verdade, seja contemplada, com a partilha de quem está mais confortável no seu dia a dia em sua vida.
    Resumindo: o que conta, sem prejuízo de ninguém, é o "produto final" ser satisfatório.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  5. A contaminação é facilmente adquirida enquanto a purificação leva anos.

    Bjs

    (Hubner Braz)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".