quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tratamento igual para todos


Meus irmãos, vocês que crêem no nosso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Por exemplo: entra na reunião de vocês um homem com anéis de ouro e bem vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem vestido e dizem: "Este é o melhor lugar; sente-se aqui", mas dizem ao pobre: "Fique de pé" ou "Sente-se aí no chão, perto dos meus pés." Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e estão se baseando em maus motivos para julgar os outros.
Escutem, meus queridos irmãos. Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e para possuírem o Reino que ele prometeu aos que o amam. No entanto vocês desprezam os pobres! Por acaso, não são os ricos que exploram vocês e os arrastam para serem julgados pelos juízes? São eles que falam mal do bom nome que Deus tem dado a vocês.
Se vocês obedecerem à Lei do Reino, estarão fazendo o que devem, pois nas Escrituras Sagradas está escrito: "Ame os outros como você ama a você mesmo." Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a Lei os condena como culpados.
Tiago ( 2.1-9 )


Não preciso nem fazer comparações entre o passado e o presente para entender que essa realidade não mudou. Sempre nos deixamos levar, pelas ilusões da riqueza e tratamos com indiferença o necessitado, que tanto precisa de nossa ajuda e atenção. Porém, como lição, aquele que despreza o pobre, sempre será desprezado por aqueles a quem tanto bajula. Essa foi a realidade do ontem, é a realidade do hoje e com certeza, será a realidade do amanhã.


*O irmão pobre deve ficar contente quando Deus o faz melhorar de vida; e o rico deve sentir o mesmo quando Deus o faz piorar de vida. Porque o rico desaparecerá como a flor da erva do campo. Quando o sol brilha, e o seu calor queima a planta, então a flor cai, e a sua beleza é destruída. Assim, também, o rico será destruído no meio dos seus negócios.
Tiago ( 1.9-11 )


Com isso, quiseram nos ensinar que somos todos iguais. Condenados serão aqueles que acumulam riquezas, enquanto milhares de seres morrem de fome, não tendo um teto para se abrigarem ou, roupas para se vestirem. Tolos, são aqueles, que não se sentem responsáveis pelo necessitado. Tudo que nos foi dado é para ser bem distribuído. Tem bastante riqueza na terra, de maneira, que ninguém precisaria ser necessitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".