terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A respeito do julgamento

Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. E assim vocês receberão muito, muito mesmo. Tudo o que puderem carregar ele vai pôr nas mãos de vocês. A mesma medida que usarem para os outros Deus usará para vocês.
E Jesus fez estas comparações:
_Nenhum cego pode guiar outro cego. Se fizer isso, os dois cairão no buraco. Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor. Porém o aluno, quando tiver terminado os seus estudos, será igual ao seu professor.
Por que é que você olha para o cisco que está no olho do seu irmão e não vê o pedaço de madeira que está no seu próprio olho? Como pode dizer ao seu irmão: "Irmão, me deixe tirar esse cisco do seu olho", se você mesmo não vê o pedaço de madeira que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro o pedaço de madeira que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.
                                                                                                     Lucas ( 6.37-42 )


Muitas vezes esquecemos que nossos telhados são de vidro e nos divertimos, atirando pedras no telhado do vizinho. É cruel, se alegrar com a dor alheia, mas infelizmente, preferimos acreditar que o próximo não presta. É mais fácil falar mal, ridicularizar e humilhar do que, muitas vezes, admitir que o próximo tem grandes qualidades. Pensamos logo que elogiar o próximo o deixaria convencido por demais. Quando alguém nos pede uma opinião, nunca falamos a verdade. Se está bonito arranjamos logo um defeito, para dizer que não está bem e se está ridículo, aplaudimos e dizemos que está maravilhoso. Com essa facilidade para distorcer as coisas, não paramos para pensar na lei do retorno. Então, como poderemos exigir o respeito dos que nos rodeiam? Como poderemos esperar elogios e incentivos, se passamos a vida a cuspir a face do próximo? Como poderíamos apelar para a consciência do irmão, se a nossa própria está adormecida? Sei que são duras palavras, mas nossas vidas devem ser utilizadas para aprendermos mais sobre a verdade e não, nos esconder atrás de mentiras, para maltratar, ferir ou, humilhar quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".