sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jesus no Templo




Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, foram à Festa, conforme o costume deles. Depois que a Festa acabou, eles começaram a voltar para casa. Mas Jesus ficou em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Pensavam que ele estava no grupo que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontrarm, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois o encontraram no Templo, sentado com os professores da Lei, ouvindo e fazendo perguntas. Todos os que o ouvia estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os seus pais o viram, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:
-Meu filho, porque foi que você fez isso? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.
Jesus respondeu:
-Porque estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?
Mas eles não entenderam o que ele disse.
Então Jesus voltou com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração.
Jesus crescia no corpo e em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.
Lucas ( 2.41-52 )
****************************
Este texto é um dos meus favoritos da Bíblia. Não estive lá, não presenciei nada. Mas, fico admirada com a inteligência de Jesus, ainda com doze anos de idade. Admira-me a certeza de Jesus ao falar das vontades de Deus. Outro ponto que chama-me bastante a atenção, é a mãe de Jesus não questionar sobre as palavras do Menino, guardando aquelas palavras no coração. Penso no sofrimento da mãe de Jesus, cada vez que ele sumia, cada vez que ele se distanciava mais e mais da família. Penso na dor e tormenta desta mulher que a tudo suportou, e ainda, teve que ver seu filho crucificado feito um marginal. Esta, é uma família normal como as nossas. A única diferença que nos separa é o tempo, os costumes da época. Mas o sofrimento é igual ao que sentimos, é o mesmo sofrimento da mãe que tem o seu filho inocente assassinado, é o mesmo sofrimento do pai que vê o seu filho jogado na cadeia sem ter cometido nenhum delito, ao contrário, um filho que tudo fez para unir os povos, que semeou a paz e o amor, que amou a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como a si mesmo.
Que Deus tenha piedade da raça humana!!!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus tenha mesmo!
    Porque a humanidade parece que caminha a passos largos para sua própria destruição.
    Tudo isso, sintomas da soberba, da falta de amor, do egoísmo, e da frieza de sentimentos.
    Oxalá que essa humanidade que de humana está tendo bem pouco, possa ser sacudida dentro de sua alma, e se volte um pouco mais para seus semelhantes com mais amor.
    Veja o caso da Eliza, da Mércia, da Izabela, e de tantas outras mulheres que foram trucidadas pelos monstros, insanos, frios e calculistas! Faço de tuas palavras as minhas:
    Que Deus tenha piedade da raça humana, MAS FAÇA SUA JUSTIÇA!!!!
    Um abraço, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Linda escolha.
    A Mãe Maior Maria de Nazaré, o que sofreu e sofre em continuar a assistir ao que continuam os humanos a fazer sofrer Seu Filho Jesus.
    Sim, porque ELE continua a sofrer cada vez mais por cada um de nós...tantos pecados/defeitos à luz do Evangelho que estão a ser cometidos...e cada vez é pior...onde o ser humano irá parar com toda esta insensibilidade pelo próximo e a falta de respeito por si mesmo e pelo "outro.
    Forte abraço de agradecimento.
    Mer e família

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida que saudades, vim te dar um beijinho e dizer que sumi mas voltei, eu estava fazendo minha mudança, e estou sem net, mas logo ja instalam e fica tudo como antes, meus milhões de beijos queria irma...
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  5. O nosso ser e estar no mundo precisas de, a cada instante, perceber o que de fato faz com que sejamos o que somos, em particular nós cristãos comprometidos com a fé de que Deus veio ao mundo para nos salvar e nos elevar à condição de herdeiros diretos do seu reino, o que quer dizer de uma responsabilidade nossa enorme, que é a de promovermos sempre e cada vez mais o melhor para o nosso pai que está em nós e no nosso próximo também.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  6. Esse trecho da bíblia me impressiona também, pelo fato de que ele era apenas um menino dando aula para os doutos de plantão.

    Belo post, bjkas...

    ResponderExcluir
  7. Sim minha amiga, que Deus tenha piedade...
    Emocionante e iluminado texto, como todos
    escritos por você...
    Querida, hoje deixo a ti uma chuvinha de
    carinho pra regar teu coração amoroso e
    fértil de amor... Paz e luz....Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Minha nobre amiga, estou passando aqui, para deixar-te um abraço, e desejar um bom Domingo.
    Beijos em teu coração, até a próxima.

    ResponderExcluir
  9. sinuosos os caminhos que trilha a raça humana
    um beijo

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".