sábado, 22 de maio de 2010

A sabedoria e a falta de juízo


A sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: "Entre, gente tola!" E disse às pessoas sem juízo: "Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento."
Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.
Para ser sábio, é preciso primeiro temer ao Deus eterno. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria o fará viver uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.
A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. Ela senta-se a porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: "Entre, gente tola!" E diz às pessoas que não tem juízo: "A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso." Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos.
Provérbios ( 9.1-18 )
*****************************
O assunto, aqui, colocado em letras, serve para orientar os que não buscam sentido para suas vidas. Orientar os que acreditam que devem fazer tudo que vem à mente. Existe uma série de coisas boas que devemos praticar e outras que devemos evitar. Temos total responsabilidade pelos nossos atos, daí a necessidade de agirmos com a devida sabedoria.



4 comentários:

  1. Oi querida esta letra e pra vc , tem a sua cara, a cara do seu coração que é lindo, obrigada pelos companheirismo no blog.
    Um certo dia um homem esteve aqui. Tinha o olhar mais belo que já existiu. Tinha no cantar uma oração. E no falar a mais linda canção que já se ouviu. Sua voz falava só de amor. Todo gesto seu era de amor. E paz, Ele trazia no coração. Ele pelos campos caminhou. Subiu as montanhas e falou do amor maior.Fez a luz brilhar na escuridão
    O sol nascer em cada coração, que compreendeu. Que além da vida que se tem. Existe uma outra vida além e assim. O renascer.. morrer não é o fim. Tudo que aqui. Ele deixou. Não passou e vai sempre existir. Flores nos lugares que pisou. E o caminho certo pra seguir. Eu sei que Ele um dia vai voltar. E nos mesmos campos procurar, o que plantou. E colher o que de bom nasceu. Chorar pela semente que morreu, sem florescer. Mas ainda há tempo de plantar. Fazer dentro de si a flor do bem crescer. Pra Lhe entregar. Quando Ele aqui chegar. Tudo que aqui Ele deixou. Não passou e vai sempre existir. Flores nos lugares que pisou. E o caminho certo pra seguir. Tudo que aqui Ele deixou. Não passou e vai sempre existir. Flores nos lugares que pisou. E o caminho certo pra seguir. (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Valéria, parabéns pelo post que realmente é uma grande lição para todos nós.
    Sábio é, o que o recebe em seu coração.
    Beijos, muita Luz, Paz, Harmonia e Felicidade para ti e os teus.

    ResponderExcluir
  3. Que lição belíssima.
    Todos nós deveríamos ler este poste.
    Uma semana excelente desejamos...que o Espírito Santo a abençoe e aos seus.
    Forte abraço, com muitos mimos nossos.
    Mer e família

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".