segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os dois caminhos


-Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam à perdição, e há muita gente que anda por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil conduzem à vida, e pouca gente encontra esse caminho.
Mateus (7.13-14)
******************************
Se avaliarmos bem, veremos que na maioria das vezes optamos por caminhos mais curtos e fáceis, mas são através dos grandes desafios que aprendemos as lições de bem. Nós, seres humanos, temos o mal hábito de pouparmo-nos das dores e conflitos, porém, fugir não nos torna livres dos problemas, eles continuam no mesmo lugar até tomarmos a decisão de encará-los de frente. Para alcançar o caminho da iluminação ou chegar a um estado de alívio, é preciso que vençamos os mais diversos desafios e para vencermos, é necessário que coloquemos a verdade acima de nossos medos ou temores. Só os que dizem a verdade andam na luz, os que se envolvem com mentiras, tornam seus caminhos escuros e cheios de obstáculos. Optar pelo caminho estreito, quer dizer lutar contra os desejos de nossa natureza imperfeita, combater o bom combate e fazer da verdade o nosso escudo. Quando optamos pela porta larga, estamos renunciando aos desafios e aceitando todas as imperfeições da carne, trilhando por um caminho de ilusões e mentiras. Se pararmos para pensar, entenderemos que, materialmente, tudo é fácil e possível. Difícil mesmo é nos educar de acordo com a elevação espiritual, pois, para isso é preciso que desprendamo-nos do material para admitir que no plano terreno, nada nos pertence e tudo termina em desilusão, sendo que aqui estamos para adquirir sabedoria e conhecimento, inclusive na separação do que não nos serve. Passamos a vida a dizer que isto ou aquilo é muito difícil, quando na realidade, nem sequer tentamos. Na vida estamos, diariamente, sendo disafiados, até quando vamos nos esconder atrás de nossas desculpas esfarrapadas, permitindo que nossas fraquezas encubram os nossos verdadeiros propósitos?
Que Deus nos dê forças para encararmos os desafios e fazer da verdade o nosso escudo!!!  

5 comentários:

  1. Uma das passagens que mais chama a minha atenção é esta dos dois caminhos. Porque é tão fácil seguir o largo.Há uma grande força tentando nos arrastar, mas se seguirmos a Luz de Cristo venceremos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, sem querer tecer comparações e já pedindo que não se ofenda, o trecho que tu diz:

    Para alcançar o caminho da iluminação ou chegar a um estado de alívio, é preciso que vençamos os mais diversos desafios e para vencermos, é necessário que coloquemos a verdade acima de nossos medos ou temores.

    Esse trecho aí, acima, lembrou muito o budismo (Iluminção)e o o estado de Nirvana (Estado de Alívio).
    Mas o que quero dizer mesmo, é que graciosamente e de uma maneira singela, voce nos expõe a beleza de enfrentarmos, os desafios, e mesmo depois do sofrimento, chegarmos lá na frente vitoriosos com a ajuda de Deus.
    Brilhante. Magnífico e mais uma vez, foste feliz na condução de mais essa mensagem.
    Bjs em teu coração, um abraço, bom feriado.

    ResponderExcluir
  3. Ámen.
    Uma beleza de escolha é muito real/verdadeira.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  4. Sem querer ser repetitiva, mas a verdade é que teu texto é uma sublime e reflexiva mensagem como sempre querida amiga! Aplausos!!! Carinhos... Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, passando pra lhe deixar um abraço e meu carinho, receba-os, é de coração... Bjsss

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".