segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A vingança


-Vocês ouviram o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente." Eu porém lhes digo: Não se vinguem dos que lhe fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se processarem você para tomar a sua túnica, deixe que levem também a capa. Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros. Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e empreste a quem lhe pedir emprestado.
Mateus (5.38-42)

*******************

Meus queridos, há alguns anos atrás, se eu lesse estas palavras, sorriria debochada e faria pouco das palavras de Jesus. Hoje, no entanto, após muitas quedas e sofrimentos, compreendi que este é o único comportamento dígno do amor de Deus. Com certeza, eis aqui o caminho mais difícil, mais doloroso, devido à nossa natureza orgulhosa, egoísta e pretenciosa. Porém, eis também o segredo da libertação de nossas vidas. No momento em que deixarmos cair por terra o orgulho, egoísmo e pretenção, sentiremo-nos mais leves e com mais energia para trilhar o bom caminho. Não poderei dizer que a iniciativa se dá de uma hora para outra, pois, seria uma afirmação mentirosa, mas posso afirmar que com pequenos passos, dia-à-dia, é possível desprendermo-nos desta natureza falha, adquirindo um comportamento mais compatível com o perfil exemplificado por Jesus. Para aumentar o nosso empenho, basta que lembremo-nos em todos os momentos que nada deste plano nos será útil. O que pertence a este mundo, não poderá ser levado conosco. Se é pelo aprendizado que estamos aqui, então para que perdermos tempo carregando nas costas o material? Também não devemos envergonharmo-nos por sermos humilhados, maltratados ou desconsiderados, pois, não estamos aqui para medir forças, mas para humildimente, aprender tudo o que for possível com o amor, amor incondicional. Portanto, ainda que a princípio nos sintamos magoados, feridos, quando formos agredidos física ou verbalmente, devemos recobrar a consciência do que viemos fazer aqui, para não perdermos mais tempo com nossa natureza primitiva, permitindo o amadurescimento de nossas almas.
Que o desejo de vingança se desprenda de nossas mentes, deixando-as livres para serem preenchidas com os ensinamentos de Deus!!!
Que o amor de Cristo possa brilhar no coração de cada um de nós!!! 




6 comentários:

  1. val..
    que lindo texto.
    amar é o maior ensinamento de jesus.
    estou aqui...chamou eu vim...kkk
    bjuivos no seu coração e tenha uma semana abençoada.
    loba.

    ResponderExcluir
  2. Aplausos!!!
    Agora minha querida voce foi até o trono da Exaltação porque eu humildemente quero prestar uma reverência à tua singela pessoa!
    Não sou ninguém, no sentido de grandeza material, mas sou uma pessoa que acredita na justiça e na misericórdia divina que nos une sob um mesmo véu.
    E ser humilde ao ponto de se despojar da mágoa, do orgulho, da arrogância, e da ira, não significa que tenhamos que passar as mãos na cabeça de quem quer nos fazer mal, vindo como lobo, e nós como cordeirinhos mansos!
    Não! Mas definitivamente, quando ousarem te agredir física e verbalemente, ou mesmo com atitudes que te magoam, pode ter certeza de que Alguém acima do Bem e do Mal, estará intercedendo por ti e te justificando.
    Seja na lei da causa e efeito, seja com quem com a espada fere, com ela será ferido...
    Mas deixo aqui essas palavras no sentido de que tua visão, tua vida, e teu amor, transcendam a natureza carnal, e sejas sempre essa mulher amorosa e sábia, que aprendemos a conhecer e a amar.
    Bjs, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria, como o nosso coração as vezes é duro, por isto que é sempre bom estarmos pedindo a Cristo que sejamos renovados a cd dia, pois com tantas maldades, com esta vida corrida que a gente leva, e com tantas provações que passamos, é sempre bem vindo lermos textos como este teu para nos fortalecermos, e renovar nossa fé em Deus, nos lembrando, que ele com sua infinita bondade, nos mostra os caminhos a seguir...
    Adorei o teu post, bjss de muita alegria

    ResponderExcluir
  4. "Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus (...)" (Mt 5:44-45)

    Valéria,

    Não há riqueza maior nesta terra do que seguir os caminhos e os passos de Jesus de Nazaré!
    Aprendi a conhecê-Lo e a amá-Lo desde a minha tenra juventude e Ele tem honrado infinitamente essa amizade e esse amor.
    Ele tem feito maravilhas em minha vida!
    Ele tem realizado todos os meus desejos!
    Ele tem curado todas as minhas dores!
    Ele tem atendido todas as minhas preces!

    Essa passagem que vc postou é maravilhosa, e acredito que é despojando-se de todas essas amarras que o ser humano vai-se construir, vai evoluir!!

    Parabéns pelo conteúdo espiritual do seu blog. Vi no teu perfil que vc adora ser útil: essa é a verdadeira essência, por excelência. Cultive-a, sempre, minha amiga, não a deixe nunca, por nenhum motivo! Jesus veio tb para servir...

    Ah, sim, vim conhecê-la por indicação preciosa e abençoada do nosso amigo comum, Antônio, do blog Vozes. Estou muito feliz, encontrei aqui um verdadeiro manancial de águas puras, jorrando deliciosamente a partir da Fonte Maior!!!

    Com carinho,

    Beijos meus.

    ResponderExcluir
  5. Bem-haja por este texto e aprendizado.
    Como é difícil de se conseguir...
    Forte abraço
    Mer

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga

    Obrigado pelas generosas palavras.
    Amigos tem o dom de nos devolver sorrisos
    e nos transbordar de alegrias,
    mesmo nos momentos em que estamos tristes.

    Agradeço de coração.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário
Fale de mim
Discuta-me
Estou dando-te "Tudo de mim".